Venha participar deste blog cadastre-se e divirta-se

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Ensino de 09 anos


FUNDAÇÃO JOSÉ CARVALHO
ESCOLA MARIA CARVALHO

INFORMATIVO AOS PAIS DO 1º  e 2º ANOS






Para que o Ensino Fundamental de nove anos seja assumido como direito público subjetivo e, portanto, objeto de recenseamento e de chamada escolar pública (LDB 9.394/1996, Art. 5º), Deve-se observar, também, o que estabelece a Resolução CNE/CEB no 3/2005, de 3 de agosto de 2005, que fixa, como condição para a matrícula de crianças de seis anos de idade no ensino fundamental, que essas, obrigatoriamente, tenham seis anos completos ou a completar no início do ano letivo em curso.


Ressalta-se que o ingresso dessas crianças no ensino fundamental não pode constituir uma medida meramente administrativa. É preciso atenção ao processo de desenvolvimento e aprendizagem delas, o que implica conhecimento e respeito às suas características etárias, sociais, psicológicas e cognitivas.

A Escola Maria Carvalho adotou para o acompanhamento da aprendizagem os conceitos e pareceres descritivos, que serão referendados  através dos seguintes símbolos:

C -  Construiu – será estabelecido ao estudante que, adquiriu as habilidades necessárias para o período.


EC - Em Construção – será estabelecido ao estudante que, ainda precisa melhorar o seu desempenho para adquirir as habilidades necessárias ao período.

AC - A Construir - será estabelecido ao aluno que, não correspondeu às habilidades necessárias ao período e que necessita de atenção como também parceria entre família e escola.


A cada unidade serão entregues os Portfólios de Aprendizagem e Demonstrativo.


No Portfólio de Aprendizagem constam todas as atividades extras realizadas e o Portfólio Demonstrativo contém uma atividade interdisciplinar que observa as habilidades, auto-avaliação, ficha de leitura, atividades significativas e o parecer do estudante e da turma.


Os pareceres descritivos, têm como base os indicadores de aprendizagem e que deverão ser referendados pelos aspectos cognitivos: nível de oralidade, nível de leitura, nível de escrita, grau de criticidade, sistematização dos conhecimentos estudados, uso dos saberes escolares para melhoria do cotidiano. Aspectos  sócio-formativos: abertura para a interação no grupo, relação de respeito ao outro, sensibilidade para a escuta do outro, uso do diálogo na construção da aprendizagem dentre outros a considerar.

A Coordenação

Nenhum comentário:

Postar um comentário