FUNDAÇÃO JOSÉ CARVALHO
ESCOLA MARIA CARVALHO
ESCOLA MARIA CARVALHO
INFORMATIVO AOS PAIS
DO 1º e 2º ANOS
Para que o
Ensino Fundamental de nove anos seja assumido como direito público subjetivo
e, portanto, objeto de recenseamento e de chamada escolar pública (LDB
9.394/1996, Art. 5º), Deve-se observar, também, o que estabelece a Resolução
CNE/CEB no 3/2005, de 3 de agosto de 2005, que fixa, como condição para a
matrícula de crianças de seis anos de idade no ensino fundamental, que essas,
obrigatoriamente, tenham seis anos completos ou a completar no início do ano
letivo em curso.
Ressalta-se que o ingresso dessas crianças no ensino fundamental não pode constituir uma medida meramente administrativa. É preciso atenção ao processo de desenvolvimento e aprendizagem delas, o que implica conhecimento e respeito às suas características etárias, sociais, psicológicas e cognitivas.
A Escola Maria Carvalho
adotou para o acompanhamento da aprendizagem os conceitos e pareceres
descritivos, que serão referendados através dos seguintes símbolos:
C
- Construiu
– será estabelecido ao estudante que, adquiriu as habilidades necessárias
para o período.
EC - Em Construção – será estabelecido ao estudante que, ainda precisa melhorar o seu desempenho para adquirir as habilidades necessárias ao período.
AC - A Construir - será estabelecido ao aluno que, não
correspondeu às habilidades necessárias ao período e que necessita de atenção
como também parceria entre família e escola.
A cada unidade serão entregues os Portfólios de Aprendizagem e Demonstrativo.
No Portfólio de Aprendizagem constam todas as atividades extras realizadas e o Portfólio Demonstrativo contém uma atividade interdisciplinar que observa as habilidades, auto-avaliação, ficha de leitura, atividades significativas e o parecer do estudante e da turma.
Os pareceres descritivos, têm como base os indicadores de aprendizagem e que deverão ser referendados pelos aspectos cognitivos: nível de oralidade, nível de leitura, nível de escrita, grau de criticidade, sistematização dos conhecimentos estudados, uso dos saberes escolares para melhoria do cotidiano. Aspectos sócio-formativos: abertura para a interação no grupo, relação de respeito ao outro, sensibilidade para a escuta do outro, uso do diálogo na construção da aprendizagem dentre outros a considerar.
A Coordenação
Nenhum comentário:
Postar um comentário