Venha participar deste blog cadastre-se e divirta-se

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Olho na letrinha!

FUNDAÇÃO JOSÉ CARVALHO
ESCOLA MARIA CARVALHO




Srs. Pais,

Os estudantes do Jardim 2 estão iniciando a troca da letra bastão, para cursiva, que pode ser um processo lento. Alguns podem apresentar dificuldades na troca das letras, alternando com uma letra cursiva e uma letra bastão ex: tArEfa ou TareFA. Além de letras grandes e pequenas numa mesma palavra, consideramos que estes aspectos fazem parte do processo de construção da escrita.

Solicitamos o incentivo em casa para estas situações  e a realização das tarefas em letra cursiva.

Atenciosamente,
Coordenação Pedagógica

Ensino de 09 anos


FUNDAÇÃO JOSÉ CARVALHO
ESCOLA MARIA CARVALHO

INFORMATIVO AOS PAIS DO 1º  e 2º ANOS






Para que o Ensino Fundamental de nove anos seja assumido como direito público subjetivo e, portanto, objeto de recenseamento e de chamada escolar pública (LDB 9.394/1996, Art. 5º), Deve-se observar, também, o que estabelece a Resolução CNE/CEB no 3/2005, de 3 de agosto de 2005, que fixa, como condição para a matrícula de crianças de seis anos de idade no ensino fundamental, que essas, obrigatoriamente, tenham seis anos completos ou a completar no início do ano letivo em curso.


Ressalta-se que o ingresso dessas crianças no ensino fundamental não pode constituir uma medida meramente administrativa. É preciso atenção ao processo de desenvolvimento e aprendizagem delas, o que implica conhecimento e respeito às suas características etárias, sociais, psicológicas e cognitivas.

A Escola Maria Carvalho adotou para o acompanhamento da aprendizagem os conceitos e pareceres descritivos, que serão referendados  através dos seguintes símbolos:

C -  Construiu – será estabelecido ao estudante que, adquiriu as habilidades necessárias para o período.


EC - Em Construção – será estabelecido ao estudante que, ainda precisa melhorar o seu desempenho para adquirir as habilidades necessárias ao período.

AC - A Construir - será estabelecido ao aluno que, não correspondeu às habilidades necessárias ao período e que necessita de atenção como também parceria entre família e escola.


A cada unidade serão entregues os Portfólios de Aprendizagem e Demonstrativo.


No Portfólio de Aprendizagem constam todas as atividades extras realizadas e o Portfólio Demonstrativo contém uma atividade interdisciplinar que observa as habilidades, auto-avaliação, ficha de leitura, atividades significativas e o parecer do estudante e da turma.


Os pareceres descritivos, têm como base os indicadores de aprendizagem e que deverão ser referendados pelos aspectos cognitivos: nível de oralidade, nível de leitura, nível de escrita, grau de criticidade, sistematização dos conhecimentos estudados, uso dos saberes escolares para melhoria do cotidiano. Aspectos  sócio-formativos: abertura para a interação no grupo, relação de respeito ao outro, sensibilidade para a escuta do outro, uso do diálogo na construção da aprendizagem dentre outros a considerar.

A Coordenação

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Sexta-feira Dia do Brinquedo

DIA DO BRINQUEDO

 Toda sexta-feira será o dia do brinquedo, os alunos podem trazê-los para a escola apenas neste dia, proporcionando um momento de socialização entre eles.
Salientamos que os brinquedos não deverão ser novos, importados ou de custo elevado evitando problemas durante o manuseio dos estudantes.

Alimentação Saudável

                 
DIA DA FRUTA

Solicitamos que toda segunda–feira os nossos estudantes
tragam para o lanche, sucos e frutas, proporcionando
assim um momento de alimentação saudável.







 

Período de Adaptação

FUNDAÇÃO JOSÉ CARVALHO
ESCOLA MARIA CARVALHO




PERÍODO DE ADAPTAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E 1º  ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 09 ANOS


totalgifs.com chuva gif gif chuva05.gif


Srs Pais,
Neste momento é necessário um ambiente tranquilo, atividades prazerosas,  apoio aos pais e crianças e temos a certeza de contar com a compreensão e confiança no nosso trabalho. Para tanto seguem algumas orientações para este período.
Compete à escola: compreender o que ocorre no desenvolvimento da criança, principalmente daquela que está vindo à escola pela 1ª vez: Quem é essa criança? Como se sentem os pais dessa criança?  Nesse período as atitudes podem variar muito, elas serão acompanhadas pela equipe pedagógica de forma sistemática, a fim de que se intervenha da maneira mais adequada.
É importante que, no decorrer do período, ela perceba que haverá o momento de voltar para casa, de encontrar as pessoas queridas.


Compete aos pais: para que o período de adaptação aconteça sem problemas, os pais devem estar certos de que levar seu filho à escola será bom para o desenvolvimento cognitivo, social, físico e emocional dele. Mas também precisam estar tranquilos, em relação à escola. Essas certezas facilitam a aceitação, por parte da criança, dessa nova experiência, perceber a segurança dos pais em levá-la para a escola é um convite para ela sentir-se também segura.


Parceria família e escola: a equipe pedagógica da Escola Maria Carvalho buscará compreender cada estudante, orientando a família para essa nova experiência. Assim, torna-se muito importante o apoio da família, com relação às orientações da escola, para que a criança sinta que os pais estão em sintonia, seguros da escolha que estão fazendo para ela. O que for combinado com a criança deve ser cumprido. Um exemplo é sobre o horário de saída. Se os pais forem atrasar, devem avisar a criança para que ela não se sinta sozinha.


Acompanhante: recomendamos que a pessoa disponível para acompanhar a criança durante o processo de adaptação seja a mesma todos os dias.
A constante troca do acompanhante, em alguns casos, pode provocar insegurança e o possível prolongamento desse processo.
Lembramos ainda que, na adaptação, o acompanhamento não precisa ser necessariamente feito pelos pais, e sim, por um adulto com quem a criança tenha vínculo de confiança, como, avós, tias e babás. Sugerimos aos acompanhantes, se for necessário,  que permaneçam no pátio  e que não entrem nas salas de aula, incentivando dessa maneira que as crianças procurem as professoras para atenderem suas necessidades.
Caso necessário, chamaremos os pais para que venham até as crianças.


Agradecemos a compreensão de todos
Direção e Coordenação Pedagógica