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segunda-feira, 16 de abril de 2012

PROJETO EMPREENDEDORISMO E EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA CRIANÇAS


Com o consumismo acelerado em que encontra-se  nosso país, faz-se necessário a implantação de projetos voltados ao Empreendedorismo e Educação Financeira nas escolas desde a Educação Infantil.
Com essa finalidade, a Escola Maria Carvalho implanta na sua programação didática a abordagem desse tema para crianças do Jardim 2,  1 º e 2º anos, com o propósito de desenvolver habilidades e atitudes relacionadas a adequação de ações pessoais e familiares para o uso racional de recursos econômicos.
A criança precisa desde cedo saber lidar com o dinheiro. Para tanto, é preciso a parceria da família e escola na promoção de posturas adequadas ao seu uso, facilitando o entendimento de que é importante o SER e não apenas o TER; afinal, o amor,a amizade,a solidariedade são gratuitos.
Objetivo geral
Desenvolver atitudes empreendedoras e estimular ações inovadoras de raciocínio para o uso adequado de recursos econômicos,planejando gastos e consumo de modo responsável,contribuindo para  proteção dos recursos naturais.
Os objetivos específicos:
  • Despertar nas crianças o  interesse pela administração do dinheiro;
  • Oferecer conhecimentos sobre educação financeira;
  • Descobrir e conhecer progressivamente a história do dinheiro;
  • Possibilitar a criança atividades lúdicas com relação ao dinheiro;
  • Promover a parceria da família;
·         Oportunizar ações que despertem  atitudes empreendedoras nas crianças;
·         Promover o entendimento do poupar e do gastar;
·         Verificar os direitos dos  consumidores através de análise de embalagens de produtos;
·         Verificar e economizar os gastos referentes aos serviços domésticos (água,luz,telefone);
·         Despertar a noção do caro e do barato;
·         Trabalhar os valores na condução da convivência humana;
·         Promover a formação de metas para o futuro;




Metodologia:

As atividades lúdicas, para o desenvolvimento da proposta, são prioridades na condução das ações. Assim, ao  trabalhar com crianças devemos priorizar o concreto e o lúdico nas aulas, através de jogos, cofrinhos, histórias, dramatizações, dinheiro fictício, montagem de pequenas empresas, mini mercados e feirinhas, além de atividades a serem realizadas junto com a família.

Para o desenvolvimento destas ações, haverá uma capacitação dos educadores através de Encontros Pedagógicos com abordagem sobre o tema.

Recursos:
Fantoches da família;
Livro de histórias;
Atividades escritas;
Cofrinhos criados pelas crianças;
Jogos de tabuleiro;
Cartazes;
Dinheiro fictício e outros;

Avaliação:
Os estudantes serão observados no desenvolvimento das atividades propostas,além da colaboração da família para realização mais significativa do projeto.







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